limite

Além dos limites

limite

É uma alegria poder estudar com você mais uma profecia relacionada com a grande família de Jacó. Hoje analisaremos Gênesis 49:13 “Zebulom habitará no litoral, e servirá de ancoradouro de navios; o seu termo se estenderá até Sidom”.

Quem foi Zebulom? Zebulom foi o décimo filho de Jacó e o sexto filho de Lia. Pouco é dito acerca deste filho de Jacó, mas sabemos que ele gerou três filhos antes de ir para o Egito. (Gênesis 46:14).

A profecia de Jacó se cumpriu com muita precisão, porque com habilidade, segundo Isaías, a tribo de Zebulom comandava o caminho do mar (Isaías 9:1). Moisés referindo-se a Zebulom disse: “Porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia” (Deuteronômio 33:19). Através destes versos e outros mais encontrados na Bíblia, nós percebemos que a tribo de Zebulom com o passar do tempo buscou aumentar o seu território. Inicialmente seus limites não chegavam até o mar, porém, com esforço e muito trabalho e também graças a um acordo com outras tribos, o seu território foi se expandindo cada vez mais.

O que nós podemos aprender do exemplo da tribo de Zebulom? Hoje o que mais o mundo precisa é de homens que lutem por seus ideais. Muitos já sonharam com coisas de grande valor e utilidade para o ser humano, mas o sonho esbarrou em alguma dificuldade e hoje este sonho, este ideal, está entregue ao esquecimento.

Você, amigo ouvinte, não pode deixar de lutar pelo seu crescimento, tanto na área intelectual, moral ou profissional. Por maiores que sejam as dificuldades, sempre haverá um meio de tornar realidade seus sonhos. Todos os grandes homens do presente e do passado tiveram que lugar muito pra tornar seus sonhos em realidade. Um homem que não tem coragem de lutar por seus sonhos é considerado um homem morto e que pouca coisa poderá fazer em benefício da comunidade, da família e de si próprio. Por isso, não fique olhando apenas para suas dificuldades, mas olhe para fora de você e veja quantas possibilidades existem para o seu crescimento. Se a tribo de Zebulom ficasse olhando apenas para as suas dificuldades e lmitações, eles nunca cumpririam o propósito de Deus para eles. Eles olharam para além de suas dificuldades e viram que, independentemente dos problemas, eles poderiam crescer.

Deixa eu contar uma história diferente para você. Havia uma pessoa que morava num quarto de quatro espelhos. Tudo era revestido de espelhos, as paredes, o chão e o teto. Dentro desse quarto de espelhos ela só se enxergava. Ela só via a si própria. Ela só pensava em si própria. Suas doenças, sua falta de dinheiro, seu emprego ruim, seu baixo salário. Conforme ela se deslocasse para um canto desse quarto, pôr um fator prismático, ela só conseguia ver a sua própria imagem dezenas de vezes. Mas sempre a si própria.

Certo dia, por essas coisas inesperadas que acontecem na vida de todos nós sem que tenhamos programado, um espelho do seu quarto foi quebrado. No lugar do espelho, foi colocada uma janela. Pela primeira vez essa pessoa olhou para fora do seu quarto de espelhos e ficou atônita, espantada, estupefata, ao ver que fora do seu quarto de espelhos também existia gente, outras pessoas. Gente que amava, que sorria, gente que sofria, gente que era mais rica que ela, gente que era mais pobre que ela, gente que era mais bonita que ela e gente que era mais feia que ela! Isso foi um tormento para ela!

Outra coisa aconteceu em sua vida e outro espelho foi quebrado e substituído pôr outra janela, desta vez do outro lado do quarto. Igualmente espantada e atônita, essa pessoa viu que também do outro lado existia gente. Passava gente. Gente que sorria, gente que sofria, gente que chorava e gente que amava.

Mais outro espelho foi quebrado e substituído pôr uma janela. Outro e mais outro… E essa pessoa teve que ir substituindo espelhos por janelas…

E diz esta pequena história que essa pessoa somente se encontrou e sentiu-se feliz e realizada, começando a experimentar o sucesso quando trocou o último espelho, pela última janela! Não se vendo mais, não enxergando somente os seus problemas, voltou-se para fora de si e começou a trabalhar com os outros, dedicou-se ao seu emprego, aos seus amigos, aos seus colegas, aos mais carentes. Passou a ver o mundo de outra maneira. Aí ela se encontrou. Por isso, lembre-se: a gente só se encontra quando se esquece.

A profecia de Jacó sobre Zebulom nos deixa esta preciosa lição. Zebulom tinha a promessa, havia uma profecia a seu respeito, mas inicialmente ele não ganhou terra até o mar. Precisou de muito trabalho, muito acordo, muito acerto para que ele tivesse livre acesso ao oceano. É assim, amigo ouvinte, que precisamos viver. Viver dialogando, negociando, lutando, encarando os problemas.

A profecia para Zebulom foi cumprida. Deus havia dito e de fato aconteceu, mas o esforço diante do problema foi fundamental para o seu cumprimento final da predição.

Quero desafiar você agora. Levante-se, e pare de olhar para você mesmo e as suas dificuldades. Comece a olhar para as janelas da vida e os grandes propósitos de Deus se tornarão realidade em sua vida.

Termino com essa pequena reflexão:
“Se a nota dissesse: “Não é uma nota que faz a música”… não haveria sinfonia. Se a palavra dissesse: “Não é uma palavra que faz uma página”… não haveria o livro. Se a pedra dissesse: “Não há pedra que possa montar uma parede”… não haveria casa. Se a gota dissesse: “Uma gota d’água não faz um rio”… não haveria oceanos. Se o grão dissesse: “Não é um grão que semeia um campo”… não haveria colheita. Se o homem disser: “Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade”… jamais haverá justiça, paz, dignidade e felicidade na terra. Assim como a sinfonia precisa de cada nota; assim como o livro precisa de cada palavra; Assim como a casa precisa de cada pedra; assim como o oceano precisa de cada gota d’água; assim como a colheita precisa de cada grão de trigo… a humanidade precisa de você! E precisa de você onde você estiver, único e, portanto, insubstituível. E você? O que está esperando para se comprometer?”

Reflita sobre isso e jamais esqueça o principal: “Creia no Senhor teu Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará”.

 

Fonte:
Encontro com as Profecias
WGospel – Rede Maranatha de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *