israel dividido

Israel rasgado em doze

israel dividido

Creio que a grande maioria das pessoas que tem o hábito de ler ou estudar a bíblia, tem uma inquietação com respeito a nação de Israel. Todos nós lembramos das grandes promessas feitas a Abraão. Ele seria pai de uma grande nação e teria muita terra.

Após a entrada de Israel em Canaã, que aconteceu aproximadamente no ano de 1405 AC (esta é a provável data da travessia do Jordão) o primeiro rei, que foi Saul, só começou a reinar em 1050, e reinou até 1011 AC.

Outro fato importante é que desde a entrada de Israel em Canaã, até a unção de Saul, passaram mais de três séculos. Os primeiros três reis (Saul, Davi e Salomão) dominaram sobre todas as tribos. Este domínio durou 120 anos. Após este período de 120 anos, Israel se dividiu em dois reinos; o do norte com 10 tribos e o reino do sul, com duas tribos.

A grande pergunta é: por que houve esta divisão se o plano de Deus era de ter um povo e não dois? A profecia de hoje tem como objetivo esclarecer este ponto. “E Aías pegou na capa nova que tinha sobre si e a rasgou em doze pedaços. Então disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, pois assim diz o Senhor Deus de Israel: Vê, rasguei o reino de Salomão, e a ti darei as dez tribos” (I Reis 11:30-31).

Esta profecia foi feita pelo profeta Aías. Aías foi um profeta morador de Siló, nos dias de Salomão e Jeroboão. Sua principal tarefa foi anunciar a separação das dez tribos, da casa de Davi. Israel (as 10 tribos) ficou com a parte norte e tendo como capital Samaria. E Judá ficou com a parte sul, tendo a sua capital em Jerusalém.

Mas o que fez Aías rasgar a capa nova de Jeroboão? Jeroboão era filho de Nebate, da tribo de Efraim. No tempo de Salomão, ele foi promovido à posição de superintendente para cuidar da cobrança de impostos e trabalhos forçados na tribo de Efraim.

Salomão começou o seu reinado de uma forma triunfal. Todos nos lembramos do pedido que fez para Deus. Pediu sabedoria, e de fato recebeu muito mais do que pediu. Foi o homem mais sábio de seu tempo. Mas a Bíblia diz que com o passar dos anos Salomão foi envelhecendo e resolveu adotar certos costumes dos seus vizinhos. Passou a desobedecer as ordens do Senhor. Teve muitas mulheres. Seu harém abrigava setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas (I Reis 11:3) Estas mulheres foram escolhidas de povos que Deus havia ordenado que não se associassem.

Com o passar do tempo o que se temia começou acontecer. Essas mulheres começaram a influenciar a Salomã. Não para o lado positivo, e sim para o lado negativo. II Reis 11:4,5 e 7 conta que as mulheres lhe perverteram o coração passou a adorar os deuses de todos os povos vizinhos.

Perceba esse detalhe: as mulheres pagãs perverteram o coração de Salomão. É impressionante a força que as mulheres tem. A mulher tem poder para gerar e carregar um filho em seu ventre por nove meses. E pode continuar a carregar, não só os filhos, mas o pai de seus filhos para onde ela desejar. A mulher pode levar um homem ao sucesso ou ao fracasso. Ela pode levar um homem a ser um grande cristão ou um herético.

No final da vida de Salomão, Deus falou para ele o seguinte: “Já que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te ordenei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo” (I Reis 11:11).

Foi aí que entrou em cena um superintendente de Salomão, Jeroboão, que em um dia qualquer, passava por Jerusalém. Quando estava saindo da cidade se encontrou com o profeta Aías no caminho. O profeta pegou a sua capa nova e rasgou em doze pedaços, e deu dez para ele. O gesto de rasgar essa capa queria dizer que o reino de Israel seria dividido.

Após a morte de Salomão, o filho dele, Roboão, foi coroado rei em Israel (931-913 AC.) Neste tempo Jeroboão estava no Egito refugiado, porque havia se insubordinado contra Salomão. Ouvindo Jeroboão que Salomão havia morrido e que seu filho Roboão agora era o rei, decidiu que estava na hora de voltar para Israel. Participou de uma reunião de reivindicações para o novo rei. O grande objetivo dessa reunião era solicitar a Roboão que diminuísse os impostos. Salomão havia aumentado em muito a carga tributária. O povo vivia com dificuldades.

A reunião foi marcada, e o pedido foi feito. Roboão pediu um tempo para pensar. Ao consultar os de mais idade, os anciãos de Israel, eles disseram que era uma medida sábia do rei se atendesse o pedido. O rei, porém, foi consultar um outro grupo: os mais jovens, que cresceram com ele. Esses disseram o contrário. Deveria aumentar mais e não diminuir. Mostrar autoridade. Depois de três dias o rei voltou com a decisão tomada. A dos mais jovens ( I Reis 12:13 e 14).

A decisão precipitada de Roboão foi devastadora. Jeroboão liderou a separação e passou a reinar sobre 10 tribos, entre os anos 931 e 919 antes de Cristo. A profecia feita por Aias se cumpriu.

Não há dúvida que a decisão de Salomão, no passado, trouxe inevitáveis conseqüências nesse futuro. E isso pode estar acontecendo conosco hoje, também! Já parou para pensar nisso alguma vez?

Pense nisso e “creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e vocês prosperará”.

 

Fonte:
Encontro com as Profecias
WGospel – Rede Maranatha de Comunicação

2 opiniões sobre “Israel rasgado em doze”

  1. Irmãos, boa tarde, sou adventista do SETIMO DIA desde os 12 anos e temho 61 hj, já fiz algumas tentativas de retornar, mas sem muito sucesso, NO ENTANTO sou Convecida de que esta é a Igreja de DEUS NA TERRA, e jamais conseguiria ser feliz em outra Congregação.
    Minha familia têm passado momentos tortuosos, inclusive vitimados por perda de entes queridos como meu pai, meu genro, meu cunhados fois primos em mês apenas. Sem contar com a minha falta de saúde que se torna muito séria Meus . Não saberia chamá-los de outra maneira; Teho uma filha chamada Sandra que completou 38 Anos no último dia 04 deste mês que tem um filhinha de apenas 04 anos de idade, chamada Maria Isabele, fruto de uma relação com um hj, Cabo da Marinha de nome LISMAR FERNANDO DE OLIVEIRA. Homem que se mostrou violento e cruel e que agora por minha filha estar enfrentando dificuldades Financeiras, resolveu pedir revisão da vergonhosa Pensão Alimenticia de 300,00 que ele paga e que mal dá para mante-la numa Escola Particular, sem levar em consideração que assinou um documento no balcão de Justiça em nossa Cidade, se comprometendo em ajudar com as demais despesas como; vestuário, medicamentos, lazer, pagamento de uma babá enquanto fosse necessário, tudo dividido entre ambos. Diante de tudo isso Ela resolveu procurar a Justiça. E o, problema se instalou, As ameaças ficaram muito SERIAS HJ. Neste domingo, ele entrou em contato com ela ameaçando-a claramente de morte, e dizendo de o quato se arrependeria se prosseguisse com a ação. Ao olhos da Lei Terrena, podemos procurar uma Delegacia da Mulher, e apresentar os o teor dos textos Gravados enviados por ele. Mas estou com muito medo. Ambos são Técnico de Enfermagem, porém ele é ainda Fisioterapeuta e possui cinco Vínculos trabalhistas, enquanto Sandra se desdobra entre dois hospitais dobrando plantões dentro de uma UTI AS VÊZES por 36 e até 48 hrs de um pro outro. Certa feita, dormiu ao volante em plena BR,, despertando-a O GRANDE DEUS j´no fundo de uma carreta. Me SOCORRAM. POR JESUS CRISTO, OREM COMIGO PELA VIDA DA MINHA FILHA, E DA MINHA NETA. Pois este home é filho de uma dona de Candomblé e se diz filho de santo! por várias vezes depois da separação, já tivemos momentos terríveis de natureza espiritual do mal, que foram intentar contra a vida da minha filha dentro de casa na madrugada. Sofremos muito.. Foi muita ORAÇÃO.

    1. Boa tarde, prezada Milze,
      Lembre-se que muito mais forte é o nosso Deus. Não se deixem intimidar diante das ameaças das forças do mal. “Confiem para sempre no Senhor,
      pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.” Isaías 26:4
      . Vamos orar por você e se quiser pode entrar em contato inbox via email no centralanuncios@hotmail.com. Aguardamos seu contato para saber se estão melhor. E procurem ajuda, se for preciso, das autoridades competentes para que possam ficar protegidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *