exercicio

Prática de exercício físico

exercicio

Estudos demonstram a importância dos exercícios físicos como fator que ajuda na terapia e medicação para melhora de sintomas depressivos. Uma das maiores análises de artigos científicos sobre o assunto, que levou em conta 25 pesquisas, identificou que o exercício produziu efeitos clínicos marcantes contra a depressão.

O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação de paz e tranquilidade. São as endorfinas, neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Qualquer atividade física em que haja gasto de energia e aumento do metabolismo, seja ela ocupacional (subir escadas, carregar um pacote, fazer compras, lavar o carro, varrer a casa), seja formal (pedalar, nadar, dançar, caminhar, correr), é levada em conta para gasto calórico diário da pessoa.

Orientação

Os adventistas sugerem que as atividades físicas sejam feitas diariamente, pelo menos 30 minutos a cada dia. Há, também, pesquisas recentes que falam que três sessões de 10 minutos proporcionam os mesmos benefícios que uma sessão de meia hora.

Dicas práticas

  • Faça um plano de atividades físicas, mas sempre consulte um médico antes de iniciar. Leve em conta aspectos como frequência, intensidade, tempo e tipo de atividade física.
  • Aprenda mais sobre exercícios físicos e pesquise assuntos relacionados a seu interesse particular.
  • Avalie seu desempenho.
  • Avalie seu desempenho.

 

Fonte: adventistas.org

8 opiniões sobre “Prática de exercício físico”

  1. A paz do senhor irmãos,
    Estou lendo essa matéria sobre a prática do exercício físico e sei que Deus nos deu nosso corpo para que cuidemos dele. No entanto como fica a prática de exercícios físicos aos sábados ? Gosto de futebol ( jogo com a mesma turma faz 9 anos) e musculação e gostaria de saber se a prática desses infringe as leis divinas.

    1. Meu querido irmão, graça e paz sejam contigo. Primeiramente obrigado por sua pergunta, pois vejo nela, o anseio de fazer a vontade de Deus em todas as coisas.

      A Bíblia nos diz que: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” Eclesiastes 3:1. Há tempo de trabalhar, de se relacionar, de estudar, de negociar, de cuidar da saúde; todas estas coisas estão de acordo com a vontade de Deus e podemos inclusive, glorificá-lo executando-as (I Coríntios 10:31). Porém, há um tempo determinado por Deus,o sábado, que deve ser vivido segundo o seu propósito. “E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” Gênesis 2:2-3. Pelo menos três coisas Deus fez aqui: descansou, abençoou e santificou. O mandamento diz assim: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou” Êxodo 20:8-11

      Deus nos deixou o sábado para que possamos descansar, aproveitando as abençoadas horas deste dia, cessando nossos afazeres e dedicando este dia para o propósito santo que ele tem. Santificar tem o sentido de separar para propósito santo. Deus separou este dia para Si. Para que o homem, o tenha como um memorial no tempo, e de semana em semana possa lembrar que Ele é o Senhor, Deus Criador, Mantenedor, Redentor, e eternamente Rei.

      Isaías 58:13-14 nos amplia a ideia de como guardarmos de forma prática este dia: “Se desviarmos o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse”.

      Sendo assim, a prática do exercício, que é da vontade de Deus, tem o seu tempo determinado; mas que não pode de maneira nenhuma conflitar com o tempo determinado e santificado por Deus. Deus nos convida a deixarmos nossos interesses, nossas coisas, para dedicarmos este dia em especial para Ele, fazendo o bem (Marcos 3:1-5); indo a igreja adorá-lo como Jesus, Maria e os apóstolos faziam.

      Espero que tenha sanado sua dúvida. E nos colocamos a disposição para ajudá-lo naquilo que pudermos. Que Deus o abençoe!

      Pr. Joani Alves Ferreira Junior

  2. Pastor, muito obrigado , mas gostaria de expor minhas considerações, acerca do assunto. Longe de mim querer ser o dono da verdade, mas vejo a interpretação da palavra de Deus, diversa da apresentada :

    ” Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho” – O que estou fazendo não é trabalho e também é obra de Deus : Paulo disse em 1 Co 3.17: “Se alguém destruir o templo (corpo humano) de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus que sois vós, é santo”.

    Ou seja : “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”

    Pq suicídio, tatuagens, piercing, homcídios e até jurar por vc mesmo é pecado(Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”) ? Pq seu corpo não é seu. É dele .

    “E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”

    Descansou foi levado muito ao pé da letra. Jesus curava, visitava igrejas… imagina quanto esforço ele fez, quantos Km andou debaixo de sol chuva, com chão quente, calçados desconfortáveis…

    Descansar é se abster do seu trabalho, seu ganha pão, dos seus interesses próprios. Lê-se no final : “porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” Ora, se eu fosse atleta profissional, estaria completamente errado em estar praticando, pois seria a “minha criação”, o meu trabalho, assim como o do Criador em fazer a Terra, ou seja, ele descansou do trabalho dele.

    “Deus nos deixou o sábado para que possamos descansar, aproveitando as abençoadas horas deste dia, cessando nossos afazeres e dedicando este dia para o propósito santo que ele tem”

    Deus descansou do que fez nos outros 6 dias.
    Ou seja, propósito santo é praticar o bem, para si ou para outros, e não passar somente o dia orando. Isso, inclusive foi uma crítica errônea muito grande à Jesus Cristo na época, por parte de alguns Judeus ( “praticava coisas proibidas por Deus”), pois ele nunca contradisse lei divina alguma e nem por isso deixou de fazer coisas que agradavam a Deus ( curar,orar, ser caridoso, praticar o amor de Deus).

    “Sendo assim, a prática do exercício, que é da vontade de Deus, tem o seu tempo determinado; mas que não pode de maneira nenhuma conflitar com o tempo determinado e santificado por Deus ”

    praticar algo que é da vontade de Deus, não é santificar ? não é cuidar das coisas que eles nos deu ? Não é seguir o seu propósito ?

    e “Deus nos convida a deixarmos nossos interesses, nossas coisas, para dedicarmos este dia em especial para Ele, fazendo o bem (Marcos 3:1-5);”

    Bem, essa parte explica a de cima e todas as demais, deixarmos nossos interesses :

    Abrir mão do aumento econômico, o interesse individual, o ganha-pão, sermos menos egoístas em prol de agrados a ele e isso incluio nosso corpo, até pq há milhares de anos atrás, quem praticava atividade física para cuidar da saúde ? seja física, psicológica ou até mesmo espiritualmente ? Gladiadores lutavam por ganha pão, Guerreiros lutavam pela sobrevivência. As pessoas se movimentavam só quando precisavam, como fazem os animais, pois atividade física é modo de vida.

    Como o dito em Romanos 12:1

    “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

    O cuidar do corpo por meio da atividade física é algo que glorifica ao Senhor. Quando Paulo em Romanos 12.1 diz que devemos apresentar nossos corpos a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável, não está falando de alguma espécie de substância espiritual. Ele está falando de algo material, tangível como bem deixa transparecer o termo grego soma.

    Enfim, sábado é dia de nos deixarmos de lado e agradar a Deus. E o nosso corpo, é a morada do Espírito Santo.

    1. Querido irmão em Cristo, vi que você ainda possuí dúvidas sobre o sábado. Coloco-me à sua disposição para um estudo mais aprofundado, se tiver interesse, me escreva pela página de Contato. Que Deus o abençoe.

      Pr. Joani

  3. Feliz sábado pastor, a minha dúvida é a respeito de “exercício físico” aos sábados. Aos sábados pela manhã, antes de ir à casa do Eterno, eu posso fazer minha caminhada (correr) como sempre faço? Não me impediria de ir à igreja, como sempre vou. Agradeço, abraços.

  4. Feliz Sábado! tenho uma dúvida, se faço caminhada pela manhã dos sábados antes de ir para igreja , devo parar ?? isso transgride a lei de Deus?

  5. Olha, sou bem conservador e achava errado a prática de exercícios físicos aos sábados. Contudo, a Bíblia é em suma ser equilibrado. Por isso, tive que mudar minha mente em relação a isto. Sendo assim, hoje acho correto desde que não de saia do propósito de melhorar a saúde pra trabalho em prol de Deus. Porque o exercício também é um relaxados natural da mente, sendo assim, é algo que nos faz entrar no descanso sábado de maneira equilibrada e espiritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *