culto

O Sábado no Culto Congregacional

culto

Prega a Palavra

Este sermão é um oferecimento do Departamento de Comunicação da
Associação Paulista Sudoeste

O Sábado no Culto Congregacional

Lucas 4:16

Introdução

1. Está claro, em Lucas 4:16, que era “costume” ou hábito de Jesus estar na igreja no dia de sábado. Ele, como Criador e Mantenedor de tudo, não poderia deixar de lado algo que Ele mesmo criou, santificou e abençoou, e deixou como exemplo para toda a humanidade.

2. Outro ponto que não podemos discutir é que os seres humanos foram criados para adorar a Deus. No íntimo de cada um de nós há um anseio pelo que é eterno e divino. O Criador quer encher nossa vida da real alegria e felicidade, principalmente quando estamos reunidos numa congregação adventista. Por isso que:
a) O sábado é um dia de culto e adoração ao Deus Criador.
b) No sábado, o culto congregacional é uma amostra de como será a
adoração ao Deus Criador no novo Céu e na nova Terra.
c) Jesus prestou culto a Deus no dia de sábado (Lc 4:16).
d) Os apóstolos prestaram culto a Deus no sábado (At 17:2).
e) Todos os remidos irão adorar a Deus a cada sábado durante a
eternidade (Is 66:22, 23).

I – O Culto Congregacional e o Sábado

No culto congregacional, temos um relacionamento pessoal com Deus. “O Senhor fica bem perto do Seu povo no dia em que Ele abençoou e santificou”. (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 137)

“Essa porção específica do tempo, separada pelo próprio Deus para culto religioso, continua hoje tão sagrada como quando pela primeira vez que foi santificada pelo nosso Criador”. (Conselhos Sobre Mordomia, p. 66)

2. Cada semana, nosso Pai celestial nos dá o privilégio de descansar de nossas lutas temporais e adorá-Lo em Sua própria casa, a igreja.

3. No culto congregacional, podemos sentir o deleite de adorar a Deus, recebendo Sua graça santa em nossa vida e usufruindo do Seu amor sem limites.

4. Durante o culto congregacional de sábado, separamos tempo para conhecer melhor o nosso Deus e nos relacionarmos com Ele numa relação de Pai e filho.

II – Nossa Participação no Culto de Sábado

1. O sábado é o dia em que Deus nos deu para adorá-Lo em Sua igreja. Esse foi um presente sem preço que Deus deu ao homem.

2. Qual é o tipo de música ideal para o culto congregacional de sábado?
a) Certamente, aquelas músicas que nos conduzem para perto de Deus. Temos no Hinário Adventista músicas apropriadas para louvar o Criador.

3. Deus merece a melhor adoração no culto congregacional de sábado. “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas Tu criaste, sim, por causa da Tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apoc. 4:11, 12).

a) Não surgimos no mundo por acaso. Existimos porque um Deus de amor nos fez. Ele nos deu o dom maravilhoso da vida. Por isso, Ele é digno do mais profundo louvor e da nossa mais solene adoração no culto de sábado.

b) Quando adoramos a Deus no sábado bíblico, estamos declarando abertamente que nos lembramos do Seu repto: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Ex. 20:8).

c) Através do profeta Isaías, o Senhor declara as bênçãos sem limites para aqueles que guardam o sábado (Is. 56:2).

III – A Congregação na Eternidade

1. Os remidos irão adorar ao Senhor a cada sábado por toda a eternidade (Isa. 66:22, 23). No reino eterno de Deus encontraremos o real descanso, enquanto O adorarmos a cada sábado. Através dos séculos e milênios da eternidade, o sábado permanecerá como o sinal de Deus e de Seu poder criador e redentor.

a) O sábado será um símbolo do Seu eterno amor e do desejo de tornar Seus remidos felizes para sempre.

b) Os adventistas do sétimo dia reconhecem Deus como Criador e o único que merece nossa adoração. Somos recordados acerca desse fato a cada semana quando vamos à igreja louvar o Criador e Redentor.

Conclusão

1. Ilustração: Três homens trabalhavam quebrando pedras. Um senhor passou pelo local e dirigiu a mesma pergunta aos três quebradores de pedra: “O que você está construindo? ” O primeiro respondeu: “Estou quebrando pedras. ” O segundo falou: “Estou ganhando o pão de cada dia.” O terceiro sorriu satisfeito e declarou: “Estou construindo uma catedral para Deus. ”

2. Cada congregação deve ser uma catedral ou altar para adoração ao nosso Deus.
a) A vida de adoração é uma vida de comunhão, de andar junto, de confiar, de conhecer a voz, ter certeza de quem está falando. No culto congregacional de sábado, ouvimos a voz de Deus falando ao nosso coração através da mensagem e do mensageiro. Falamos com Deus através de nossas preces e O louvamos com nossas vozes, dízimos e ofertas.

3. A prática da adoração a Deus no sábado envolve todo o ser, o que corresponde ao uso da mente e do corpo, em expressões emocionais, em atitudes de reverência, aceitação e participação. Precisamos aprender a “adorar o Senhor na beleza de Sua santidade” (1 Cron. 16:29).

4. Em Apocalipse 14:6, 7 existe um convite a toda nação, tribo, língua e povo para adorar ao Deus criador. Durante anos, os adventistas têm anunciado que essa adoração consiste no verdadeiro culto a Deus no dia santificado por Ele: o sábado.

a) Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo adoram o Criador no dia de sábado.
b) Por toda a eternidade, Seu povo cantará: “Horas benditas, santas e felizes, são as que passo junto a Ti, meu Deus. Ó Mestre amado, Criador divino, do santo sábado, Tu és Senhor”.

Enviado por: Pr. Laercio Mazaro
Escrito por: Pr. Davi Tavares

2 opiniões sobre “O Sábado no Culto Congregacional”

  1. o culto de sábado é sagrado,não deve deixar de existir por nada,mas tem gente que não pensa assim,pois é,aqui na central de votuporanga sp,hoje a programação da manhã,(escola sabatina e culto)foram cancelados,para as pessoas entregarem livros,nada contra o livro,mas é triste ver a igreja “fechada no sábado!as outras duas igrejas daqui,estão fazendo o certo,entregando o livro à tarde.

    1. Prezado Sr. Joaquim Pereira,

      Gostaríamos de informar que o horário do culto do sábado não foi cancelado, mas adiantado. Essa mudança foi informada a todos os membros com várias semanas de antecedência. Como você pode ver neste link: http://www.adventistas.org/pt/evangelismo/projeto/impacto-esperanca, a recomendação OFICIAL da Igreja Adventista do 7º Dia é: “NO DIA ESCOLHIDO, O PROGRAMA NA IGREJA DEVE SER MAIS CURTO, EM SEGUIDA TODOS DEVEM SAIR PARA A ENTREGA DOS LIVROS.” No período da TARDE, no dia da Entrega dos Livros, se houver atividades, deveria ser para testemunho dos irmãos, como você pode ver aqui: “FAÇA UM CULTO JOVEM ESPECIAL COM OS TESTEMUNHOS E AS EXPERIÊNCIAS DOS IRMÃOS SOBRE A ENTREGA DOS LIVROS”.
      A recomendação para que a Entrega seja feita no período da MANHÃ tem o intuito de possibilitar um maior envolvimento dos membros.
      Agradecemos sua participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *